Varicocele é a principal causa de infertilidade masculina

Já falei aqui no Blog de vários fatores que impedem a mulher de engravidar. Hoje, vou falar sobre a Varicocele, a principal causa de infertilidade masculina.

O testículo é um órgão repleto de veias. Cada uma delas contém válvulas que ajudam o sangue a circular. Quando uma dessas válvulas para de funcionar corretamente, o sangue volta para os testículos, fazendo com que as veias se dilatem, formando pequenas varizes na região. Esse fenômeno é chamado de Varicocele.

Estudos indicam que 15% dos homens no mundo inteiro, entre 15 e 25 anos sofrem com a doença. Em casais inférteis, esse número aumenta para 35%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Isso porque, quando o sangue fica parado nessa região ocorre o aumento da temperatura dos testículos. Esse fator associado ao acúmulo de substâncias nocivas para órgão pode prejudicar a qualidade do sêmen, causando a infertilidade.O problema pode ser revertido facilmente por meio de uma cirurgia simples. Por esse motivo, quando há sinais de infertilidade é importante que o parceiro também realize uma avaliação médica.
 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

0 Comentários