Síndrome dos Ovários Policísticos – Parte 2 – Sintomas e diagnóstico

Olá meninas! Hoje vamos falar sobre os sintomas e o diagnóstico da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP). No post anterior eu expliquei o um pouco sobre o que é a patologia. Se você perdeu, confira aqui!

As pacientes portadoras de SOP tem uma característica muito comum de apresentarem ciclos menstruais longos (como já dito algumas pacientes chegam a não menstruar durante 1 ano - nos casos graves), muitas dessas pacientes são obesas, porém mesmo aquelas mulheres magrinhas podem ter a Síndrome dos Ovários Policísticos, portanto todas as mulheres com ciclos menstruais irregulares devem se atentar aos sintomas abaixo:

- Presença de acne intensa, principalmente no rosto (bochecha). São mulheres adultas que após parecem o anticoncepcional a pele sempre piora!!!

- Hirsutismo - presença de pêlos com aspecto masculino principalmente no queixo, região entre os mamilos, virilha, abdome. São aquelas pacientes que tem que se depilar com frequência, por exemplo a cada 15 dias….

Dificuldade para engravidar - são aquelas pacientes que não conseguem saber o seu período fértil, pois a menstruação é muito irregular. 

Obesidade;

- Doenças hormonais associadas, como a diabetes tipo 2, aumento do colesterol
Diagnóstico

 O diagnóstico da doença geralmente acontece após o exame clínico, ultrassonografia e exames laboratoriais para identificação da presença do hormônio no sangue.Caso você possua algum desses sintomas, é importante procurar um ginecologista. No próximo post, falaremos sobre os tratamentos para a Síndrome dos Ovários Policísticos e a relação com a infertilidade. Até breve!



 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

0 Comentários