Sinais e sintomas do trabalho de parto

Olá. Muitas grávidas me perguntam como saber se estão entrando em trabalho de parto. É sobre isso que eu vou falar no post de hoje.

Geralmente, os primeiros sinais de trabalho de parto começam a aparecer após a trigésima sétima semana de gestação. Antes disso, a paciente corre o risco de parto prematuro, que pode trazer riscos para ela e para o bebê.Os principais sinais de que o trabalho de parto está começando são:

- A perda do tampão mucoso;

O primeiro sinal de que o trabalho de parto começará em breve é a perda do Tampão Mucoso. É uma espécie de secreção amarelada, acinzentada ou com raias de sangue (parece um "gosma") que serve para tampar o colo do útero da mulher. Pode ser liberado no dia do parto até duas semanas antes das contrações começarem.

- Contrações frequentes e ritmadas;

A contração pode ser identificada como uma dor parecida com uma cólica menstrual, que tende a se intensificar conforme as horas passam. Geralmente, a dor se inicia da lombar irradiando para o abdômen e a barriga fica dura.

 Em alguns casos, alarmes falsos ocorrem, a mulher pensa que está em trabalho de parto, mas tem contrações sem dilatação.

A dica para identificar uma contração corretamente é a seguinte: observe se as dores estão se intensificando ao longo do tempo e se possuem uma regularidade. Por exemplo, se você tem uma contração a cada dez minutos, então você provavelmente estará em trabalho de parto.

- Rompimento da bolsa

Outro sinal importante sobre o trabalho de parto é o rompimento da bolsa. Nesse caso a paciente terá uma perda de líquido contínua (parecido com água de côco). Caso a bolsa se rompa, é importante ligar para o médico para obter instruções imediatas.

- Sangramento do colo do útero

 Sinal mais importante e efetivo de que o trabalho de parto está começando. Quando a dilatação do colo do útero se inicia há a presença de sangramento vermelho vivo em pequena quantidade. Porém, caso apresente sangramento como se fosse primeiro dia de menstruação (em grande quantidade com coágulos) procure um pronto-atendimento com urgência!!

Caso apresente algum desses sinais, ligue imediatamente para o seu obstetra. Ele saberá dizer qual é a hora certa de ir para a maternidade e poderá te orientar da melhor maneira. Cuide-se

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

0 Comentários