Saiba tudo sobre a Amenorreia

Olá, meninas. Hoje vou falar sobre a amenorreia e suas causas. Confiram!

A amenorreia é caracterizada pela ausência de menstruação por pelo menos três ciclos menstruais seguidos. É importante lembrar que é natural um ciclo menstrual apresentar entre 25 e 35 dias. Se o ciclo sofre atrasos constantes ou a menstruação aparece apenas de três em três meses, é preciso procurar ajuda médica.
 
Existem dois tipos principais de amenorreia. A primária e a secundária. No primeiro tipo, a adolescente entre 15 e 16 anos ainda não teve a sua primeira menstruação. O segundo caso trata-se da ausência de menstruação em mulheres com ciclos que, até então, poderiam ser considerados normais.
 
Vários fatores – hormonais e comportamentais – podem contribuir para a interrupção da menstruação. No segundo caso, os fatores mais frequentes são:  
 
- Uso de alguns tipos de medicamentos - antidepressivos por exemplo;
- Atividade física em excesso;
- Depressão, estresse, ansiedade;
- Obesidade;
- Distúrbios do sono.
 
 Por outro lado, alterações hormonais simples também podem causar o mau funcionamento do ciclo menstrual. Os principais problemas relacionados a isso são:
 
- Síndrome dos Ovários Policísticos,
- Alterações na Tireoide;
- Menopausa precoce.

Além da ausência da menstruação, a Amenorreia pode vir acompanhada de sintomas importantes. Os principais são:
- Dores de cabeça;
- Acne;
- Dores abdominais;
- Queda de cabelo em excesso.
 
Fique atenta. Em casos de alterações menstruais, procure um ginecologista de confiança. Só ele poderá te ajudar a diagnosticar a doença.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

0 Comentários