Saiba como prevenir a toxoplasmose durante a gravidez

Bom dia, meninas! Neste post, eu falo sobre os cuidados que se deve ter para evitar a toxoplasmose. Confira!
 
toxoplasmose é uma doença infecciosa causada por um protozoário encontrado em carnes cruas ou malpassadas, em fezes de felinos, hortaliças e água contaminada. Embora seja geralmente inofensiva para a mãe, a patologia pode causar sérias complicações para o bebê.

Na maior parte dos casos, as pacientes que já tiveram a infecção antes da gravidez se tornam imunes à doença. Aquelas que nunca tiveram contato não possuem anticorpos e por isso têm mais chances de contrair o problema. Diante disso, a mulher deve realizar exames de sangue regularmente e se prevenir sempre!
 
Veja algumas medidas para se proteger da toxoplasmose:
 
- Suspenda o consumo de carne malpassada, especialmente a de porco. Certifique-se de consumir carnes com boa procedência;
- Evite o contato com gatos de rua. Se tiver gatos em casa, intensifique o cuidado com a alimentação deles;
- Lave muito bem frutas e verduras;
- Se tiver contato com a terra e com a caixa de areia do gato - use luvas;
- Consuma água sempre filtrada, engarrafada e de boa procedência.
 
Na maioria das vezes, a toxoplasmose é assintomática e os sintomas podem ser facilmente confundidos com uma gripe ou resfriado. Fique atenta aos seguintes sinais:
 
- Febre;
- Dores no corpo;
- Fraqueza;
- Aparecimento de gânglios.
 
Você está grávida e nunca teve contato com a toxoplasmose? Saiba que é importante realizar o exame de sangue no primeiro, segundo e terceiro trimestre da gestação para ter certeza que não houve contaminação. Cuide-se!


 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

0 Comentários