Saiba como evitar a infecção urinária

Olá meninas, tudo bem? Hoje vou falar sobre um problema que é frequente nas mulheres, a infecção urinária.

A urina, antes de ser eliminada pelo corpo, passa pelos rins, bexiga, uretra e ureteres. Qualquer parte do sistema urinário pode ser infectada.

Os rins têm várias funções importantes no corpo. Eles produzem a urina e através dela removem os resíduos tóxicos como, ureia e creatina, filtram o sangue, regulam o volume de líquidos extracelulares, entre outras atividades.

Os ureteres são tubos estreitos que drenam a urina de cada rim para a bexiga.  A bexiga coleta e armazena a urina e a uretra é um pequeno tubo que liga a bexiga com o exterior do corpo. O tipo de infecção depende da localização da mesma.

O trato urinário superior é composto pelos rins e ureteres. Já o inferior consiste em bexiga e uretra. Quando a infecção atinge a uretra chamamos de uretrite, na bexiga o nome da doença é cistite e no rim, pielonefrite.

A infecção ocorre quando bactérias entram na urina e começam a crescer. A infecção, de uma forma geral, começa na abertura da uretra (onde a urina sai   do corpo) e se move para cima, afetando o sistema urinário.

Os sintomas variam de acordo com o tipo de infecção, os mais comuns são:

– Urina escura,
– Vontade frequente de urinar,
– Cheiro forte na urina,
– Ardência ao urinar,
– Dor pélvica,
– Presença de sangue na urina,
– Febre,
– Náuseas,
– Vômitos,
– Calafrios.
* nos casos de pielonefrite

Previna-se! As dicas são simples: beba muita água, urine após as relações sexuais, utilize banheiro público com cautela, não retenha a urina, evite diafragma e espermicidas, evite o uso de calças apertadas, use calcinha de algodão e durante o período menstrual, troque de absorvente, em média, a cada duas ou três horas.

Na maior parte dos casos, o tratamento é simples. Porém, a doença pode evoluir se não for tratada adequadamente. Não deixe o problema se agravar, busque orientação médica.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

1 Comentários