Sabia que o exercício físico em excesso interfere no ciclo menstrual?

Olá garotas, tudo certo? Hoje em dia existe uma preocupação muito forte com a estética, o tal padrão de beleza imposto pela mídia. Mas, saiba que fazer exercício físico em excesso com a intenção de conseguir resultado rápido, seja pela busca da forma perfeita ou para alcançar melhor desempenho esportivo, não é uma boa estratégia.

O ideal é respeitar o limite do corpo, que dá sinais quando algo está errado. Essa prática pode trazer sérias consequências como: ciclo menstrual irregular, o que pode influenciar na fertilidade feminina, fadiga muscular, lesões e consequentemente a interrupção da atividade.

Há um desequilíbrio neuroendócrino no corpo da mulher que pratica exercício de forma intensa. Isso causa uma falha no hipotálamo, glândula que regula diversas funções hormonais e assim ocorre a não liberação dos hormônios estimuladores dos ovários e como consequência o organismo deixa de produzir o estrógeno e a progesterona causando alterações menstruais.

Exercitar-se faz bem à saúde, mas a atividade física deve ser feita com equilíbrio e sob supervisão de um educador físico.

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

0 Comentários