Puerpério: os cuidados da mulher logo após a gestação

Olá, meninas. No post de hoje, eu vou dar algumas dicas sobre o puerpério. Confiram!

Durante a gravidez, o organismo feminino passa por uma série de alterações fisiológicas, hormonais e psíquicas para se preparar para o nascimento do bebê. Após o parto, é normal que o corpo demore um pouco para voltar ao seu estado e funcionamento natural, ainda mais em casos de cesariana, em que a mulher passa por uma cirurgia. Esse período é chamado de puerpério.

Existem duas principais subdivisões para esse intervalo de tempo:

- Puerpério imediato – ocorre entre 2 a 4 horas;

- Puerpério mediato - até 2 a 3 dias de pós-parto

- Puerpério tardio – Ocorre entre o terceiro dia até 6 semanas após o parto.

Sintomas

Os principais sintomas que caracterizam esse período são:

- Lóquio:  sangramento vaginal que ocorre logo após o parto. Inicialmente são vermelhos e, por vezes, são tão abundantes que a menstruação. Com o passar do tempo tornam-se acastanhados e em quantidade reduzida. Ao fim de 10 a 14 dias tornam-se brancos ou amarelados, acabando por desaparecer.

- Cansaço;

- Pressão mais baixa do que o normal;

- Cólicas e contrações devido ao retorno do útero ao seu tamanho natural. Tendem a acontecer com mais frequência durante a amamentação.

Durante o puerpério é aconselhável que a paciente se alimente de forma equilibrada, beba bastante água (cerca de 3 litros de água por dia) e no momento de descanso do seu bebê aproveite para descansar também!! Afinal, isto é imprescindível para um bom aleitamento!!! Cuide-se e até a próxima.



 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

0 Comentários