Mitos e verdades da gravidez – Parte 3

Neste post da série, eu esclareço novos mitos e verdades da gestação. Aproveite para informar-se!

- Mulheres que tomam anticoncepcional por muitos anos têm dificuldade para engravidar;

MITO. O uso de anticoncepcional durante muito tempo não tem influência na fertilidade da mulher. Os medicamentos hormonais não reagem da mesma forma em todo mundo. O que pode ocorrer é que algumas mulheres ficam com resquícios do anticoncepcional no organismo por um período maior de tempo, o que pode no início interferir no ciclo menstrual da mulher.

Ainda assim, existem pacientes que engravidam imediatamente após a interrupção do método. Por esse motivo, é normal uma demora de até um ano para a concepção em pacientes com menos de 35 anos.

- Mulheres não devem dirigir durante a gestação;

MITO. Se a paciente apresenta uma gravidez saudável, não existe nenhum fator biológico ou hormonal que, a princípio, a impeça de dirigir. É preciso apenas tomar cuidado com os primeiros meses, pois a gestante pode apresentar episódios de enjoo e queda brusca de pressão.

Outra questão importante é o posicionamento e o tipo do cinto de segurança. Prefira os cintos de três pontas e posicione a alça inferior na cintura e não no abdome, como ocorre normalmente. Dessa forma, em caso de batida, é possível evitar a compressão do local.

- Grávidas não devem realizar viagens de avião;

MITO. Caso a gestante tenha uma gestação saudável, e sem maiores intercorrências, não há contraindicação para viagem de avião até 27ª semana. A partir desse período, as viagens longas devem ser evitadas e em alguns casos são até restritas pelas companhias aéreas. Por esse motivo, é importante carregar um atestado do obstetra na bagagem.

- Grávidas não devem consumir alimentos crus;

DEPENDE. Alguns alimentos crus, como comida japonesa, por exemplo, não são proibidos. Durante a gravidez é ainda mais importante tomar cuidado com a procedência e conservação dos alimentos, bem como a higienização do restaurante.

- É recomendável dormir sempre para o lado esquerdo;

MITO: A grávida dependendo do tempo de gestação (gestação inicial ou mesmo segundo trimestre de gestação) ainda se sente confortável  em dormir de bruços ou do lado direito, porém com o evoluir da gestação (terceiro trimestre) o lado esquerdo torna-se a melhor posição para gravida dormir! Essa posição tira todo o peso de cima da famosa veia principal (veia cava). Além disso, pode trazer uma sensação extrema de relaxamento para a mamãe.

Sabendo disso tudo, também é importante frisar que alguns cuidados são importantes para a gestante que busca uma posição confortável para dormir. Use e abuse dos travesseiros! Tanto na cabeça como entre os joelhos. Elevar a cabeça à noite, evita dois problemas clássicos da gestação: a falta de ar e o refluxo. Os travesseiros entre os joelhos equilibram a coluna e assim, reduzem a pressão do nervo ciático e aliviam as dores nas pernas e costas.


Em breve, esclarecerei mais mitos e verdades sobre a gravidez. Conhece algum que eu não mencionei? Comente e eu esclareço!
 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

0 Comentários