Infertilidade secundária: por que eu não consigo engravidar novamente?

Olá. Vocês já ouviram falar de infertilidade secundária? O post de hoje é sobre isso.

Chama-se infertilidade secundária quando um casal apresenta dificuldade de concepção após já ter tido um ou mais filhos. Ter engravidado com facilidade na primeira vez não significa necessariamente que o casal terá facilidade em uma nova tentativa.  

A dificuldade para a segunda concepção tem causas muito semelhantes à infertilidade primária: idade, alterações hormonais, endometriose, problemas na tireoide, alterações anatômicas no útero (cicatrizes e aderências, por exemplo), alguma obstrução nas trompas e a formação de miomas uterinos. Um problema que já existia pode ter sido agravado após a primeira gravidez, dificultando a nova tentativa.

No homem, podem ocorrer alterações na motilidade e na qualidade do espermatozoide. Se a mulher tiver menos de 35 anos, só poderá ser considerada com dificuldade de engravidar após 6 meses de tentativas sem sucesso. Para as mais velhas que planejam uma gravidez, esse tempo pode ser reduzido e observado mais de perto.Assim como nos casos de infertilidade primária, o tratamento dependerá da causa da infertilidade e deve ser discutido com um especialista em reprodução assistida.

Caso você tenha até 35 anos e planeja ter outro filho em breve, converse com o seu médico sobre a possibilidade do congelamento de óvulos. Cuide-se!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

0 Comentários