Entendendo a endometriose: o que é e como se forma?

Olá, meninas. Aproveitando que março é o mês de conscientização da endometriose com a EndoMarcha, resolvi fazer uma série de posts para esclarecer todas as dúvidas sobre esse assunto. No primeiro post dessa série, eu explico o que é e como acontece a doença.

A endometriose é o acúmulo de tecido do endométrio fora do útero. Esse mecanismo acontece da seguinte forma: todos os meses, quando a mulher ovula, o endométrio – tecido que reveste o útero – engrossa para facilitar a implantação do embrião caso a fecundação ocorra.

Quando a concepção não acontece, essa camada de endométrio se descola do útero e a mulher menstrua. É aí que ocorre a Menstruação Retrógrada, um fenômeno que ocorre em 80% das mulheres, porém em torno de 15% destas melhores, apresentam alteração imunológica fazendo com que estas células apresentem um potencial  de implantação fora do útero.

Nesse processo, parte do tecido endometrial se acumula em outras partes do organismo (como a cavidade abdominal, intestino, ligamento útero-sacro, bexiga, entre outras) causando, então, o sangramento e a inflamação, e, portanto, a endometriose.

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

4 Comentários