Dores no nervo ciático em casos de endometriose profunda

Olá, meninas. Hoje vou tratar aqui no blog sobre os casos em que a endometriose atinge o nervo ciático. Esse sintoma da patologia é bastante incomum, mas pode ser uma explicação para os casos de dores nos músculos inferiores e no nervo ciático.

Como já expliquei anteriormente, na endometriose, parte do endométrio da paciente que se descama todos os meses durante o período menstrual retorna e se aloja dentro ou fora do útero, em diversas partes da cavidade abdominal, ou mesmo em outros órgãos. Em alguns casos, pode ocorrer a aderência de focos próximos ao nervo ciático, causando dores e neuropatias.

Pesquisadores da Universidade de Roma, Itália, realizaram uma pesquisa com o intuito de identificar dores causadas por infiltrações da endometriose em certos nervos. Como resultado, 30% das pacientes apresentaram diminuição da sensibilidade na parte da coxa e tiveram o ciático como principal nervo afetado pelas dores da endometriose.

Um outro artigo do Journal of Pelvic Pain Desorders analisou o caso de duas pacientes, entre 35 e 39 anos que nunca tiveram filhos com dor ciática unilateral relacionada à apresentação de endometriose no nervo ciático. O intervalo de tempo entre o início do quadro e diagnóstico é de cinco a oito anos. Ambas pacientes sofriam com problemas de locomoção e atrofia muscular.

Os principais sintomas apresentados no estudo são os seguintes:

- Dores agudas no ciático (parte inferior das costas, próxima às nadegas);

- Choque/ queimação nesse local e irradiando para as pernas;

- Câimbras nos membros inferiores;

- Atrofia muscular e dificuldade de locomoção em casos mais severos (quando há a compressão do nervo)

A forma mais segura de diagnóstico da doença, segundo a análise do caso, é a Ressonância Magnética por imagem e a análise clínica. Na ausência de neuropatias, o tratamento mais indicado é o uso de medicamentos hormonais para o controle dos sintomas. Já quando a neuropatia está presente, é indicada a descompressão cirúrgica do nervo.

Portanto, se você apresenta outros sintomas de endometriose, e possui algum dos sintomas citados acima, é importante investigar a presença de endometriose no nervo ciático e buscar o tratamento mais adequado.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

6 Comentários