Diabetes pode contribuir para a infertilidade

Hoje é o Dia Mundial do Diabetes. Aproveitando essa data, vou falar aqui no Blog sobre a relação do problema com a infertilidade.

Para quem não sabe, essa doença é ocasionada por alterações na produção da insulina, hormônio que controla os índices de açúcar no organismo. Existem dois tipos de diabetes e ambas são importantes para a fertilidade feminina.
No diabetes tipo II, a resistência à insulina e a obesidade provocam uma deficiência hormonal, o que causa irregularidade no ciclo menstrual e consequentemente dificulta a fertilidade.

Já no Diabetes tipo I o que ocorre é uma reação do sistema imunológico às células produtoras de insulina. Estudos comprovam que pode acontecer o mesmo com outras células endócrinas como os ovários, comprometendo a liberação dos óvulos e a concepção.

Além de prejudicar a fertilidade, o descontrole dos níveis de glicemia no sangue também pode trazer complicações para a gravidez: dificuldades no parto, prematuridade e mal-formações em fetos são as principais consequências associadas a esse problema.

É importante destacar também, o impacto do distúrbio na fertilidade masculina. Estudos de DNA apontam uma redução no volume e na qualidade do sêmen em homens com o tipo II da Diabetes.
Você quer engravidar, mas tem diabetes? O ginecologista pode te ajudar a combater a infertilidade causada pela doença, além de evitar problemas durante a gestação. 
 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

0 Comentários