Consequências em curto prazo da Síndrome dos Ovários Policísticos

Olá. No post de hoje, eu falarei das consequências da Síndrome dos Ovários Policísticos em curto prazo.

De curto prazo, as consequências mais prevalentes são alterações de aspecto dermatológico, reprodutivos e emocionais ou de humor. No primeiro caso, incluem-se os reflexos do hiperandrogenia na pele. O hirsutismo é o mais comum, e afeta cerca de 70 % das mulheres diagnosticadas com a SOP. Já a alopecia androgênica e a acne atingem 34% e 25%, respectivamente, portanto, são consequências menos prevalentes.

Já no aspecto reprodutivo, estima-se que a Síndrome dos Ovários Policísticos seja responsável por 80% dos casos de infertilidade anovulatória, ou seja, quando a dificuldade de ovulação e a irregularidade do ciclo atrapalham a concepção da mulher.

Distúrbios de humor

Outro aspecto importante das consequências imediatas quando se fala da SOP é o distúrbio de humor. Uma revisão sistemática na literatura com 28 estudos e a análise de mais de 2000 mulheres, detectou níveis aumentados de disfunções emocionais em portadoras da Síndrome, principalmente ansiedade e sintomas depressivos.

Por isso, o acompanhamento da paciente diagnosticada com Síndrome dos Ovários Policísticos deve ser feito por uma equipe multidisciplinar para tratar cada um desses aspectos. Cuide-se e até a próxima! 



 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

0 Comentários