Câncer de Ovários – Parte 1 - Incidência e Tipos de tumor

Olá, meninas. Hoje começo uma série sobre o Câncer de Ovário, patologia que tem atingido cada vez mais mulheres. Neste post, eu falo sobre a incidência e os tipos de tumor existentes.

            Quando as células do tecido ovariano se desenvolvem rapidamente e de forma indiscriminada, forma-se o tumor de ovário. Se essas células possuem anomalias genéticas, configura-se então o câncer nesse local.

            Estima-se que essa patologia atinja em média, 250.000 mulheres em todo o mundo. A neoplasia é mais frequente em mulheres na menopausa, geralmente a partir dos 55 anos e se comporta de forma bastante agressiva.

Há três tipos de câncer de ovário, e a sua incidência varia conforme a classificação. São eles:

- Tumores Epiteliais: Correspondem a 90% dos tumores ovarianos malignos existentes e se desenvolvem a partir da camada externa do órgão. Tem um diagnóstico mais difícil e geralmente são identificados em estágio avançado.

- Tumores de estroma: São neoplasias derivadas de células produtoras de hormônio. Geralmente, causam alterações hormonais significativas, o que contribui para o diagnóstico precoce. Correspondem a apenas 7% dos casos.

- Tumores de células germinativas: É o tipo mais raro e se desenvolve a partir de células produtoras de óvulos. Tem uma incidência maior em mulheres mais jovens.

No próximo post, eu falarei sobre os sintomas e fatores de risco para o desenvolvimento do Câncer de Ovário. Até lá!

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

3 Comentários