Como combater os desconfortos mais comuns da gravidez


A gravidez é uma fase incrível. Mas mesmo uma gestação sem problemas clínicos, alguns incômodos podem interferir na qualidade de vida da futura mamãe. Felizmente, quase todos têm alguma solução. Confira a seguir os principais desconfortos e como combatê-los:

Tonturas e desmaios

A variação da pressão arterial pode gerar episódios de tonturas ou desmaios inesperados. A tontura e a rápida perda de sentidos em si não são, necessariamente, indícios de algo grave, mas uma queda provocada por eles pode ser. O melhor conselho é: no caso de tonturas deve sentar-se ou deitar-se imediatamente para evitar cair. Caso aconteça com você, é importante conversar com seu médico.

Dores nas costas

Ao longo dos nove meses, a curvatura da coluna modifica-se para suportar o peso da barriga e isso pode causar dores musculares. A maioria das mulheres sente esse desconforto apenas próximo do parto e logo desaparece. Mas para outras, a dor pode ser mais forte e aparecer precocemente. Nesses casos, os médicos costumam indicar a fisioterapia, massagens e, em alguns casos, analgésicos.

Obstipação

Com o aumento da progesterona, o funcionamento do intestino é prejudicado. Durante a gestação é recomendado o consumo de fibras e muita água. As fibras estão presentes na aveia, semente de linhaça, ameixa, maçã, mamão, entre outros alimentos. Já a água é essencial para manter os movimentos intestinais regulares.

Sonolência e cansaço

O aumento da progesterona durante a gestação provoca, também, a sonolência diurna. Aproveite para descansar sempre que puder, porque quando o bebê nascer sabemos que isso não será tão fácil. Geralmente, no último trimestre a sonolência diminui, mas o cansaço pode se intensificar por causa da barriga e do peso a mais.

Azia

Após um tempo, a barriga grande começa a comprimir o estômago e o diafragma fazendo com que surja o famoso refluxo. A grande maioria das grávidas conhece os sintomas incluindo a sensação de queimação no peito e na garganta. Nesses casos, é importante manter uma alimentação equilibrada, com mais refeições ao longo do dia e sem bebidas com gás. Não é recomendado sentar ou deitar após as refeições.

Pernas e pés cansados

No último trimestre da gravidez é comum sentir as pernas e os pés cansados, ainda mais quando está quente. É bom evitar o uso de sapatos apertados, elevar os pés quando está sentada ou deitada, não ficar muito tempo parada em pé e fazer alguns exercícios para movimentar as pernas, tornozelos e pés. As massagens também podem ajudar e ainda auxiliam na eliminação de líquidos.

Enjoos

Muitas mulheres desconfiam da gravidez através deles. É muito comum no primeiro trimestre da gestação e tendem a desaparecer com o passar dos meses. Para diminuir o desconforto causado pelos enjoos, é recomendado beber bastante água e fazer refeições leves a cada três horas. Em alguns casos, o médico pode prescrever medicação antiemética.  

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