As causas da infertilidade masculina

Olá. Já falei aqui no Blog sobre as causas da infertilidade feminina. No post de hoje, eu vou explicar o que pode levar à infertilidade nos homens.

As alterações masculinas atingem 30% dos casais com dificuldade de concepção. O espermograma é o exame mais eficaz para identificar as causas que podem estar relacionadas a essa dificuldade. A partir dele, é possível saber a quantidade de espermatozoides que está sendo produzida, sua qualidade e motilidade (capacidade de chegar ao óvulo).

As principais causas de infertilidade masculina são:

 - Varicocele; 

É uma das principais causas de dificuldade de concepção no homem. Trata-se do dilatação dos vasos sanguíneos presentes nos testículos, o que pode ocasionar o aumento da temperatura no local, prejudicando assim a produção e a qualidade dos espermatozoides. Nesse caso, é indicada uma cirurgia para corrigir o problema.

 - Azoospermia ou oligozoospermia;

Nessa patologia, o homem possui pouco (oligozoospermia) ou nenhum (azoospermia) espermatozoide no sêmen. Pode ser considerada oligozoospermia, quando o indivíduo apresenta um valor abaixo de 15 milhões por ml de sêmen. As principais causas desse problema são: inflamações nos testículos, alterações hormonais e genéticas.

Já a azoospermia pode ser classificada em dois tipos: obstrutiva, quando há algum fator impedindo que o sêmen passe pelo canal – e a não obstrutiva, em que não há produção da substância.

O tratamento pode ser realizado através da aspiração de espermatozoides através do epidídimo (PESA) ou punção de espermatozoides através do testículo (TESA). Caso seja constatada a ausência total do mesmo, o casal pode optar pela doação de sêmen.

- Fatores comportamentais;

Tabagismo, obesidade e o alcoolismo são fatores comportamentais que interferem diretamente na fertilidade masculina. Além disso, práticas sexuais de risco (múltiplas parceiras e sem preservativo) podem levar à infertilidade devido ao contágio das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST´s), que dificultam a concepção.

Por isso, é muito importante que o homem também se submeta à pesquisa básica de infertilidade por meio de um espermograma. Na maioria dos casos, a infertilidade masculina tem tratamento. Cuide-se!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

0 Comentários