Saiba o que é endometrioma

Bom dia! Para começar a semana, hoje vou falar sobre endometrioma. Muitas mulheres sofrem de endometriose e sabemos que esta condição é dolorosa e pode até mesmo causar infertilidade.

O endometrioma é um tipo de cisto no ovário, que ocorre em mulheres portadoras de endometriose. Conhecido como cisto de chocolate, formado por um líquido acastanhado e composto de sangue de tecido endometrial, é significativamente mais complicado que um cisto de ovário comum e ocasiona dores crônicas.

A origem do endometrioma se dá quando o revestimento endometrial cresce fora do útero e se prende nos ovários, este acúmulo de tecido provoca cistos. A condição piora durante o ciclo menstrual espontâneo.

Os sintomas do endometrioma são mais intensos do que um cisto ovariano regular. Os principais são:

– Cólica menstrual forte;

– Dor pélvica intensa;

– Spotting (sangramento de escape);

– Dor durante a relação sexual;

– Infertilidade.

Esses cistos são mais comuns durante os anos reprodutivos e ocorrem com mais frequência no ovário esquerdo. Para realizar o tratamento é necessário analisar o tamanho do cisto e a gravidade dos sintomas. Para cistos com menos de 3 cm, indica-se, geralmente, remédios hormonais e para os maiores, cirurgia, que pode ser feita através de laparoscopia.

Caso você sinta uma dor intensa e repentina em sua pelve, procure um médico. Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, melhor as chances de recuperação.

Vale lembrar que, a probabilidade de uma gestação aumenta após a retirada do endometrioma. E, em alguns casos, recomenda-se a fertilização in vitro.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

0 Comentários