Aprenda a prevenir a infecção urinária durante a gravidez

Durante a gestação, a mulher fica mais suscetível a infecções no trato urinário. No post de hoje vou falar mais sobre esse assunto.

Infecção urinária é o nome genérico que se dá para a presença de infecção em qualquer uma das estruturas do trato urinário, desde os rins até a bexiga, quando recebe o nome de cistite. É uma doença muito comum em mulheres entre 20 e 50 anos e pode ou não apresentar sintomas.

Durante a gravidez vários fatores tornam a mulher mais propensa a adquirir esse problema. O aumento da produção hormonal comum da gestação causa a dilatação dos músculos da uretra, diminuindo o fluxo de urina para a bexiga.

A diminuição da peristalse (movimentação) do sistema urinário levando a urina até a bexiga causa retenção urinária, comum na grávida devido ao hormônio progesterona, favorece a proliferação e subida de bactérias pelo sistema urinário. Por isso, todo grávida não deve segurar a urina e hidratar-se em grande quantidade para impedir que estas bactérias "subam" pela canal urinário.  

A infecção é mais comum a partir da metade da gravidez e a partir do último trimestre deve ser acompanhada com maior atenção. Se não for tratada, a patologia pode levar ao rompimento da bolsa e até ocasionar um parto prematuro.

Os principais sintomas são:

- Ardência ao urinar;
- Dor abdominal ou apenas de um dos lados;
- Necessidade de urinar a todo o momento;
-Urina com odor forte e coloração escura.

Em alguns casos, a paciente não apresenta sintoma nenhum. Por isso, é importante realizar exames de urina com frequência durante a gestação. Após o diagnóstico, o problema pode ser resolvido facilmente com o uso de antibióticos.

Prevenção

Alguns hábitos simples podem ajudar a prevenir a infecção urinária:

- Não controlar a vontade de urinar;
- Hidratar-se. Beba pelo menos 2 litros de água por dia;
- Faça a higiene íntima corretamente todos os dias. Prefira sabonete neutro.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

0 Comentários