Alimentação e gravidez – O que comer durante a gravidez – Segundo trimestre

Olá. Na semana passada, eu falei aqui no Blog sobre dicas de alimentação para o primeiro trimestre da gestação. No post de hoje, vou dar algumas dicas para uma alimentação saudável no segundo trimestre.

Esse é o momento que os principais incômodos da gravidez vão embora e a mulher consegue se alimentar normalmente. Para que o bebê cresça saudável é recomendado ingerir entre 300 e 500 calorias a mais do que o natural. O ideal é fazer 6 refeições por dia, com um cardápio bem variado.

Veja algumas dicas para a alimentação no segundo trimestre da gravidez:

- Aumente a ingestão de cálcio. É nesse período da gestação que os ossos e o esqueleto do bebê começam a se formar. Por esse motivo, é imprescindível aumentar o consumo dessa substância. Além do leite e seus derivados, você também pode encontrar cálcio nas verduras verde-escuras (couve, espinafre, rúcula) na semente de girassol e abóbora;

- Corte o açúcar. Um dos grandes vilões dessa fase da gestação é o alto consumo de açúcares. Isso porque, no segundo trimestre a mulher tende a ser mais resistente à insulina para ter mais energia. Altos níveis dessa substância na gestação podem causar a Diabetes Gestacional, perigosa para mãe e bebê. Para não faltar energia, invista em carboidratos como arroz integral, pão integral, feijão e lentilha;

- Evite os problemas intestinais. É comum que no segundo trimestre, o intestino da paciente se torne um pouco mais preguiçoso do que o normal. Para evitar problemas aumente o consumo de fibras, que ajudam a regular o intestino. Elas podem ser encontradas em vários tipos de frutas, cereais integrais, legumes e linhaça.

Para obter um cardápio completo, tirar todas as dúvidas e restringir aquilo que fará mal para o seu bebê, é importante procurar além do ginecologista, um nutricionista de confiança. Cuide-se!

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