Agosto dourado: Atividade física e amamentação

Olá! Muitas mulheres que realizam atividades físicas regularmente pensam em retornar com a prática ainda durante o período de aleitamento exclusivo, mas têm receio de que o exercício interfira na amamentação. É sobre isso que vamos falar no post de hoje.

1) O exercício físico pode “secar” o leite?

Não. Uma coisa não invalida a outra. A atividade física realizada na medida certa e com acompanhamento profissional adequado não impacta negativamente a amamentação e nem diminui o volume do leite. A prática de exercícios físicos pode sim ser realizada sem contraindicações.

2) Após quanto tempo do parto a atividade física é permitida?

Em casos de parto normal, o exercício físico é liberado após o período de puerpério, 45 dias depois do nascimento do bebê. Já na cesariana, o organismo demora um pouco mais para se recuperar, portanto é indicado um intervalo de 60 dias antes de voltar à prática. Independentemente do tempo, é necessário a autorização médica para voltar à ativa.

3) O uso de suplementação para atividade física é permitido durante a amamentação?

Depende. A suplementação só deve ser consumida com orientação e liberação médica. Não são todos os tipos e marcas indicados para lactantes.

OUTRAS DICAS:

- Procure amamentar o seu bebê 30 minutos antes ou depois da atividade física. Isso por que, imediatamente após o exercício (entre 10 e 30 minutos) diminuem os níveis de imunoglobulina A da mamãe, substância responsável por produzir a maioria dos anticorpos do bebê;

- Mulheres que amamentam precisam consumir mais líquido naturalmente. Após o retorno às atividades físicas, a quantidade de água ingerida deve aumentar em 20%;

- Não há contraindicação de exercícios ou séries para quem amamenta. Invista nos movimentos que não te causem dor e nem incômodo;

- Reforce a alimentação. Esse é o período em que a mulher gasta mais energia, e por isso, se voltar a praticar atividade física é importante reforçar o consumo de alimentos energéticos para não prejudicá-la.

Para dicas mais específicas e até indicação de séries, é aconselhável procurar acompanhamento profissional sempre. Cuide-se e cuide de quem você ama! Até a próxima!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

0 Comentários