Agosto dourado: A alimentação durante a amamentação

Olá. A alimentação da mamãe durante o aleitamento exclusivo é uma das maiores dúvidas das mulheres nesse período. É sobre isso que vou falar aqui no Blog.

 É comum que a paciente sinta muita fome durante os primeiros meses pós-parto. Amamentar consome muita energia. Por isso, é importante se alimentar muito bem durante esse momento e escolher os alimentos certos. Afinal, o seu bebê consumirá tudo o que você ingerir.

A seguir, conheça algumas dicas para uma alimentação saudável durante a amamentação:

- Se organize para realizar “lanchinhos” entre as mamadas para ajudá-la a manter a energia. Prefira alimentos bem nutritivos: as barras de cereais e vitaminas de frutas são opções interessantes nesse período;

- Aumente o consumo de proteínas (nas carnes e ovo), cálcio (leite e derivados) e ferro. A amamentação demanda muito do organismo, por isso, manter uma alimentação equilibrada é essencial;

- Gorduras saudáveis. Alguns alimentos, ricos nas chamadas “gorduras boas”, podem ajudar a fortalecer o corpo da mamãe. Aposte em peixes gordurosos (salmão, por exemplo), castanhas e outras sementes e azeite. 

Para evitar:

- Esse não é o momento para dietas radicais. A mamãe já perde peso naturalmente nos primeiros meses de aleitamento exclusivo. Regime pode fazer mal para o bebê e para a paciente;

- Chocolate, alho, brócolis, feijão e cebola são alimentos conhecidos por aumentar as chances de cólica no bebê. Não são totalmente proibidos, mas é bom evitar;

- Cafeína deve ser ingerida com muita moderação. Em excesso, pode ser prejudicial para a criança;

- Álcool é totalmente proibido até o fim da amamentação.

Para uma dieta mais específica e dicas de suplementação é imprescindível o acompanhamento nutricional. Cuide-se e cuide de quem você ama! Até a próxima!
 

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