Adolescentes: primeira consulta ginecológica

Bom dia! O post de hoje é especial para as adolescentes. O acompanhamento ginecológico nesta fase da vida é fundamental para uma orientação adequada, evitar gravidez indesejada e diversas doenças.

O momento ideal para a primeira visita ao ginecologista é entre 11 e 15 anos. Geralmente, é nesse período que acontece a menarca, a primeira menstruação, assim é importante a jovem começar o acompanhamento ginecológico e receber todas as recomendações.

A primeira consulta costuma ser uma conversa informal, principalmente se a paciente estiver nervosa ou tímida demais. O ginecologista irá fazer perguntas sobre doenças da infância, hábitos, ciclo menstrual, doenças na família e histórico de câncer de mama. Dependendo da idade ou se a adolescente não for mais virgem, o médico também dará orientações sobre sexo, gravidez e doenças sexualmente transmissíveis.

O toque vaginal será realizado apenas nas meninas que já iniciaram a vida sexual. Se a paciente for virgem, o especialista irá examinar apenas os seios, a região abdominal e a parte externa da região genital. As conversas entre médicos e pacientes são sigilosas!

Você é adolescente e ainda não foi ao ginecologista? Que tal marcar uma consulta?

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

0 Comentários