A infertilidade masculina: azoospermia

Já falamos aqui de algumas causas da infertilidade feminina: endometriose, alterações hormonais e miomas. Mas, quando a dificuldade de concepção não vem da mulher?

Segundo o Ministério da Saúde, 40% dos casos de infertilidade são causados por problemas masculinos. A azoospermia é uma das doenças masculinas mais comuns que podem causar infertilidade. Nessa patologia, o homem possui pouco ou nenhum espermatozoide no sêmen.

A azoospermia pode ser classificada em dois tipos: obstrutiva, quando há algum fator impedindo que o espermatozoide passe pelo canal – e a não obstrutiva, em que o paciente não produz espermatozoides.

  O tratamento pode ser realizado através da aspiração de espermatozoides através do epidídimo (PESA) ou punção de espermatozóides através do testículo (TESA) , cabe ao urologista avaliar o melhor tratamento. Nos casos de ausência de espermatozóides através das técnicas ditas anteriormente ou após falhas repetidas de Fertilização InVitro devido a baixa qualidade de espermatozóides a doação de sêmen é uma alternativa.


 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

0 Comentários