A importância da vacinação na gestação

Uma das dúvidas mais frequentes que recebo de gestantes no consultório é sobre a vacinação durante a gravidez. Para tirar todas as dúvidas, vou abordar essa questão neste post.
 
A vacinação durante a gestação é muito importante, já que nessa época os anticorpos maternos se transferem da mãe para o bebê por meio da placenta, proporcionando maior proteção do feto contra diversas doenças.
 
Três vacinas são essenciais durante a gravidez. São elas:
 
- Vacina da Influenza (gripe);
É a vacina mais importante durante a gravidez. Isso porque durante a gestação a mulher tende a ficar com o sistema imunológico mais vulnerável, e se torna mais propensa aos vírus da gripe. Essa vacina, além de proteger dos quadros da doença em si, também previne complicações respiratórias mais graves.
 
Não existe uma data certa da gestação em que a vacina da Influenza deve ser aplicada. Mulheres que não conseguiram tomar essa vacina durante a gravidez, podem se proteger no pós-parto.
 
- DTP acelular – Tríplice Bacteriana acelular (Difteria, Tétano e Coqueluche);
Os casos de coqueluche têm aumentado nos últimos anos, principalmente entre recém-nascidos. As crianças infectadas estão mais suscetíveis a complicações e danos respiratórios e neurológicos. Por isso, é importante prevenir-se e proteger o bebê.
Mulheres que tomaram as duas doses dessa vacina antes de engravidar, precisam de apenas mais uma dose. A imunização deve acontecer entre a 27ª e a 36ª semana.
 
- Hepatite B
Por ser uma doença assintomática, muitas pessoas contraem a Hepatite B e não sabem. Se essa doença for adquirida durante a gravidez, ela pode ser transmitida para o bebê no momento do parto. Por isso, é muito importante imunizar-se.
 
O indicado é tomar três doses a partir do segundo trimestre. Outras vacinas específicas devem ser avaliadas caso a caso pelo obstetra. Não deixe de seguir o cronograma de vacinação. Cuide-se e cuide de quem você ama.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

0 Comentários