A alimentação da mamãe durante a amamentação

Olá. Nos posts anteriores, eu falei sobre a dieta da gestante em cada trimestre da gestação. Hoje, no último post da série sobre alimentação e gravidez, falarei sobre a dieta durante o período de amamentação.

Durante a amamentação, a mãe deve alimentar a si mesma e ao bebê, por isso, evite fazer regime nesse momento. Essa prática por si só, já consome muita energia, favorecendo a perda de peso naturalmente.

Durante os primeiros meses do seu bebê, em que ele se alimenta apenas do leite materno, mantenha uma alimentação balanceada e saudável. Alimente-se a cada três horas e sempre faça um lanche nutritivo após as mamadas.

Dicas alimentares durante a amamentação:

- Procure consumir alimentos energéticos como arroz integral ou massa uma vez ao dia. Essas substâncias ajudam a melhorar o cansaço e a falta de energia típica desse período;

- Alguns tipos de gorduras são muito benéficos nos primeiros meses de vida do bebê. Vale acrescentar alimentos mais gordurosos na dieta.  Invista no abacate, azeite, castanhas, sementes e alguns tipos de peixes, como o Salmão;

- Durante a amamentação ainda não é recomendado o consumo de gorduras saturadas presentes nas frituras, manteiga e gorduras vegetais. 

- Fique atenta a alguns alimentos que podem causar cólicas na criança. Os principais são chocolate, brócolis, feijão, cebola e alho;

- Evite o consumo da cafeína e do álcool.- Beba pelo menos 3 litros de água por dia.
- Quando o seu bebê dormir, dê preferência para o seu descanso também, assim ajudará na produção do leite. Portanto, não “aproveite” o sono do bebê para arrumar sua casa e SIM aproveite o sono do seu filho para o seu descanso. 
 

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